terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

HISTORIAL


A Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo retomou uma antiga tradição da Cidade de Viana do Castelo, a qual consistia na participação de Tunas em diversas actividades culturais levadas a cabo na nossa Cidade.

Com o intuito de tornar cada vez mais forte a crescente tradição académica no que diz respeito a Tunas, a Hinoportuna decidiu prestar o seu contributo com a organização, juntamente com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, do grandioso Festival de Tunas da Cidade Viana do Castelo.

Visto que a nossa Tuna procura cada vez mais a solidificação dos laços que a unem à Cidade Princesa do Lima, a qual tanto nos orgulhamos representar, decidimos baptizar o nosso Festival com um nome que para sempre estará associado às origens da mesma. Como tal, LETHES é o nome deste evento de tão grande importância para a Cidade, como nos ilustra a afamada tapeçaria de Almada Negreiros exposta na Pousada Monte de Santa Luzia, que representa a lenda segundo a qual, quando as hostes romanas comandadas por Decius Junius Brutus atingiram a margem esquerda do Rio Lima no ano 135 A. C.. Devido à beleza do lugar, julgaram estar perante o lendário Rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse. Como tal, os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, empunhando o estandarte das Águias de Roma, o Comandante chamou da outra margem cada soldado pelo seu nome, provando-lhes assim não ser esse o Rio do Esquecimento.

Tapeçaria de Almada Negreiros


Assim como o valente guerreiro, também a nossa Tuna, não se esqueceu de todas as prestações que nos últimos anos tanto enalteceram esta mui nobre tradição Académica, levando a bom porto, o nome de Cidades e do Nosso País.

Como tal, a Hinoportuna - Tuna Académica do IPVC, decidiu organizar o Lethes - Festival de Tunas Cidade Viana do Castelo, que se realiza anualmente no mês de Abril,no Teatro Municipal de Sá de Miranda.

Sem comentários:

Enviar um comentário