quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

VI LETHES


O VI LETHES - Festival de Tunas Cidade Viana do Castelo decorreu de 7 a 9 de Abril de 2006, tendo as Tunas subido ao palco do Teatro Sá de Miranda no dia 8 de Abril.



Foi com o Teatro Municipal Sá de Miranda esgotadíssimo que Augusto Canário ajudou a abrilhantar a noite com os seus cantares ao desafio e as suas apresentações dedicadas a cada uma das 7 tunas que pisaram o palco nesta noite de festa.

As Tunas a Concurso foram:

TEUP - Tuna de Engenharia da Universidade do Porto

anTUNiA - Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Tuna Universitária de Aveiro

TAL - Tuna Académica de Lisboa

Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho

Tunas Extra-Concurso:

Tuna de Veteranos de Viana do Castelo

Hinoportuna - Tuna Académica de Viana do Castelo


No entanto a abertura oficial do VI Lethes teve o seu início às 00h00 do dia 07 de Abril, no Café-concerto do Teatro Sá de Miranda, com a Hinoportuna a tocar o seu Hino e durante uma hora e meia actuaram para uma sala cheia, abrindo as hostes do festival.

As tunas começaram a chegar ao final da tarde de sexta-feira e aí a cidade de Viana do Castelo vestiu-se novamente de negro, sentindo-se no ar a magia dos estudantes.

Depois de muita música e animação pelos bares, foi toda a gente em romaria à tasca do Sr. Soares saborear umas iguarias da terra e ver o sol nascer...

No sábado e após o almoço, decorreu a actividade paralela do LETHES, o "VI Lethes Bowling Cup", vencido pela anTUNIA.

Os responsáveis de cada tuna foram recebidos nos Paços do Concelho pela Vereadora da Cultura, Drª. Flora Silva, onde foi servido um Verde de Honra.

Por volta das 21h30 deu-se início ao espectáculo com a entrada em cena de Augusto Canário, que com a sua concertina e quadras à minhota foi apresentando as tunas que se seguiam com cantigas bem suas e de uma forma bastante original, primeira das quais a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, um tuna recentemente formada por pessoas da cidade que estiveram de alguma forma ligada ao mundo tunal durante as suas vidas de estudantes universitários. Foi uma introdução bem agradável para uma noite cheia de palmas.

A primeira tuna a concurso foi a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto que encheu completamente o palco do Teatro Sá de Miranda com mais de 50 elementos, uma bela actuação que pôs o público ao rubro, destacando-se o nivel instrumental desta tuna.

Depois foi a vez da anTUNiA trazer a palco a sua irreverência e juventude, uma actuação interessante não só pelos momentos musicais como pelos momentos teatrais apresentados entre as músicas.

Para fechar com chave de ouro a primeira parte, a Tuna Universitária de Aveiro preconizou um excelente espectáculo com alguns arranjos novos que o público do Teatro Sá de Miranda soube receber com entusiásticos aplausos.

A abrir a segunda parte, a Tuna Académica de Lisboa levou a bom porto um espectáculo muito bem articulado com pequenos excertos musicais bem conhecidos do público vianense a apresentar as suas músicas e foram assim maravilhando tudo e todos com as suas deliciosas melodias abrilhantadas por todo o espectáculo da tuna.

Por último, a Azeituna, já habituada às andanças do LETHES, sendo que marcou presença em todas as edições do certame vencendo-o por duas vezes, levou a cabo um espectáculo animadíssimo como já é habitual.

Para terminar o Teatro estremeceu com um estrondoso arrebenta levado a cabo pela Hinoportuna. Seguiu-se uma actuação coroada por muitas palmas com o público a cantar entusiasticamente o "Havemos de ir a Viana".

No final foram atribuídos os seguintes Prémios:

Melhor Tuna - Tuna Académica de Lisboa

2ª Melhor Tuna - Tuna Universitária de Aveiro

Tuna + Tuna - Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho

Melhor Solista - Tuna Académica de Lisboa

Melhor Instrumental - TEUP

Melhor Tema Original - anTUNiA

Melhor Bandeira - TEUP

Melhor Pandeireta - anTUNiA

VI Lethes Bowling Cup - anTUNiA



De destacar a homenagem prestada ao Dr. Francisco Sampaio, presidente da Região de Turismo do Alto Minho e um dos grandes impulsionadores da vida académica em Viana do Castelo, bem como um dos impulsionadores da Hinoportuna à mais de uma década.

O espírito de festa vivido nas artérias da cidade não deixou ninguém indiferente, mais uma lição de como viver a Academia. A tasca do Sr. Soares que o diga, com tunos a povoarem a zona ribeirinha até altas horas da manhã.

As despedidas foram feitos com febras e barriguinhas de porco no assador, que só a D. Jacinta sabe fazer e que bem souberam a todo o pessoal.

Uma palavra de apreço a todas as tunas que estiveram neste festival, pelo trabalho desenvolvido e por terem demonstrado que o LETHES é mais do que um festival...é um verdadeiro espectáculo.

Sem comentários:

Enviar um comentário