quinta-feira, 22 de março de 2007

Tunas do VII LETHES - TUCP - Porto


Em meados de 1989, um grupo de estudantes da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, reune-se no intuito de fomentar na sua Universidade, a música, a tradição e a Boémia Académica.

Assim, em Dezembro de 1989, este grupo de jovens acrescido de mais entusiastas, apresenta-se sob o nome de "Mendes Armónica Trio" nas festas de Natal da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito e da Escola, Superior de Biotecnologia da U.C.P. - Porto. Fruto deste entusiasmo e espírito académico, em 30 de Março de 1990, nasce segundo a Praxe Académica com um Monumental Baptismo pelos seus Padrinhos(Tuna da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), com a água benta da Fonte dos Leões e com o vinho generoso das margens do Rio Douro, a magnânima, gloriosa e espetacular Tuna da Universidade Católica Portuguesa.

Deste modo, a Tuna da Universidade Católica Portuguesa surgiu como um espaço de convívio cultural e gastronómico entre os estudantes do ensino superior, em especial das Faculdades de Direito, Ciências Económicas, Teologia e da Escola Superior de Biotecnologia da U.C.P. - Centro Regional do Porto, onde estudam todos os seus membros. Constituida exclusivamente por estudantes Universitários do sexo masculino, a Tuna da Universidade Católica Portuguesa é um testemunho vivo e renovado desta já antiga tradição em Portugal - as Tunas Académicas.


Manifestação por excelência do viver estudantil, conjuga o rigor e a seriedade do traje académico, o respeito pela Tradição, a alegria da juventude e a boémia dos estudantes. Possuindo um reportório que abarca desde a canção brejeira e alegre até à serenata romântica e apaixonada, permite lembrar a antigos universitários os seus tempos de juventude bem como iniciar as gerações mais novas nos encantos da Tradição e Praxe Académica.

Encontra ainda grande receptividade noutros públicos que, não estando habituados a este tipo de manifestação cultural, depressa aderem a uma forma de espetáculo alegre, jovem e espontânea.
Esta será a quarta vez que a TUCP-Porto subirá ao palco do Teatro Sá de Miranda no LETHES.


Sem comentários:

Enviar um comentário