quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

VIII LETHES - Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto

A Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, esteve presente em 2002 no II LETHES, onde foi premiada com o melhor instrumental e terceira melhor tuna. Passados seis anos, esta tuna portuense voltará a subir ao palco do Teatro Sá de Miranda.Decorria o ano de 1988, momento em que um pequeno grupo de estudantes da Universidade Lusíada do Porto se reuniu e, partilhando o gosto especial pela música e pelas tradições académicas, soltaram os primeiros acordes e despedaçaram corações.
Com esforço, entusiasmo e dedicação, a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, é fundada a 22 de Março de 1991, estreando-se oficialmente na Universidade Lusíada de Lisboa nesse mesmo dia.
A Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto é responsável pela organização do “Lusíada – Festival Internacional de Tunas”, que se tornou num festival de referência.
Com 13 edições já realizadas, o “Lusíada” teve lugar nas mais importantes casas de espectáculo
Portuenses, como o Coliseu do Porto e o Teatro Sá da Bandeira.
Na sua XIII edição, a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, abriu um novo espaço aos certames de Tunas, realizando pela primeira vez um espectáculo do género, na Casa da Música, tornando-se assim o “Lusíada”, num espectáculo de referência da cultura portuense.
Várias são as distinções que recebeu até hoje, onde se destacam o prémio de Melhor Tuna em Espanha, no ano de 1994, no I Certamen Internacional de Tunas Universitárias de Ciudad Rodrigo, sendo a segunda tuna portuguesa a vencer tal distinção nesse país, o prémio de Melhor Tuna na Holanda, no I Tuna Festival Nijmegen em 1995, a primeira tuna portuguesa a vencer tal distinção e claro, o prémio mais importante do seu vasto espólio, o de Melhor Tuna no EFFE-ERRE-À, o único festival de tunas transmitido em televisão, onde participaram as 10 melhores tunas nacionais.


Em 1998, actuou como convidada de honra, no Pavilhão da República Popular de Angola na Expo 98 – Lisboa.
Em 2001, actuou para a Sua Santidade Dalai Lama na Universidade Lusíada do Porto, uma das mais marcantes e inesquecíveis actuações que a Tuna teve até hoje.
Gravou o seu primeiro registo áudio em 1993, uma cassete intitulada “Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto” e em 2000, o segundo, um CD intitulado “Luar da Ribeira”.
Mais do que uma enumeração de distinções alcançadas, a história da desta Tuna, é composta por um sem número de amizades nascidas, de momentos vividos, de experiências inesquecíveis, de músicas cantadas, de laços criados, de lugares conhecidos, de muitas e muitas histórias contadas, que os fazem recordar com saudade tudo aquilo que aprenderam e viveram na Tuna.
Para estes tunos, estar na Tuna é uma forma especial de encarar e de estar na vida. E é assim que afirmam que continuarão a viver, cantando e tocando pelo puro prazer de o fazer, pelo gosto que têm pela música e por tudo aquilo que os une.

Sem comentários:

Enviar um comentário