quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

VIII LETHES - TUNA TEMPLÁRIA do Instituto Politécnico de Tomar

A Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar é mais uma das presenças confirmadas no VIII LETHES. Assim, a Hinoportuna cumpre um dos pressupostos do seu festival que é contar com a presença de uma tuna a concurso que também seja oriunda de um politécnico. Este ano, este objectivo foi alcançado devido à qualidade musical, espírito e alegria que a Tuna Templária de Tomar tem demonstrado em vários palcos nacionais, sendo bastantes vezes premiada. Assim pela primeira vez , e com todo o mérito, os Templários de Tomar vão subir ao palco do Teatro Sá de Miranda.
Corria o ano de 2000, quando um grupo de trovadores do Grupo de Serenatas “Os Rosas Negras”, abençoados pelo espírito da extinta Tasca de Cem Soldos, embebidos na experiência de formações anteriores e no seu forte espírito académico decidem-se pela criação da Mui Nobre Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar.
Numa curta mas intensa história de 8 anos contam-se milhares de quilómetros em viagens por Espanha e França, continente e ilhas, entre festivais, representações ou espectáculos de caridade em que as canções de amor e amigo são garante de sorrisos e boa disposição. Envoltos pela mágica aura de uma cidade historicamente abençoada pelo Mito Templário, sabe esta tuna ser fiel representante às suas próprias raízes numa busca pela permanente dignificação da marca Tomar e do Instituto que representa.
Um cd lançado em 2002 e outro a ser lançado no decorrer deste ano, o “TEMPLÁRIO” – Festival Internacional de Tunas da Cidade de Tomar correndo para a sua VII edição, o apadrinhamento da Estatuna de Abrantes e o Hermanamiento com a Tuna de Veteranos De La Coruña destacam-se entre tantos momentos que tornam o SER DA TEMPLÁRIA, um orgulho.

"Non nobis, Domine, non nobis, sed Nomini Tuo da Gloriam"("Não para nós, Senhor, não para nós, mas para Glória de Teu Nome")
Lema dos Cavaleiros Templários

Sem comentários:

Enviar um comentário